Viagem Rápida aos 196ºC Negativos
Escrito por Marco André // 1 de Março de 2011 // Overclocking // 15 Comentários
O azoto líquido é um bem raro e infelizmente bastante caro para os overclockers. Apesar de termos todo o equipamento necessário para transporte e armazenamento, cada litro ainda nos fica por 2,2€. Um hobbie relativamente caro mas que proporciona experiências brutais e inesquecíveis. OLILIREVIEWS.com está a tentar que mais utilizadores tenham contacto com este tipo de actividade e refrigeração através das várias iniciativas que temos vindo a desenvolver para a comunidade.
Estava a inspeccionar o equipamento para ir preparando para o próximo encontro com condições extremas e reparei que o Dewar ainda tinha pressão no interior. Calculei que talvez tivesse um pouco de azoto líquido no fundo e decidi pegar novamente na Gigabyte 890FXA-UD7 e no AMD Phenom II X6 1090T e ver quanto é que tinha sobrado e estava disponível para se gastar.
Este líquido não é para desperdiçar e fiquei entusiasmado com um final de dia que ainda podia ter um pouco de diversão com azoto e altas frequências. Pelo peso dava para perceber que não ia ter brincadeira para muito tempo (cerca de 1,5L?) e por isso nem isolei a motherboard. Utilizei apenas papel… Agora a técnica para meninos!!
Resumindo, deu para baixar a temperatura até aos -196ºC e voltar a encher o Venom 5.0 até cima e a partir daí fazer os possíveis para conseguir um bom resultado, enquanto a plataforma se mantinha fria.
Esta motherboard tem sido vítima de maus tratos constantes com várias sessões de overclocking e muita condensação e ainda não morreu. Uma verdadeira motherboard para todas as guerras e que faz jus ao nome da tecnologia Ultra Durable 3. Sem isolamento devem calcular a quantidade de água que andou a passear pelo PCB e componentes.
Sem grande possibilidade de experimentar os outros benchmarks, foquei-me no CPU-Z com objectivo de ultrapassar os 6200MHz. Ainda salvei o ficheiro de validação a 6204MHz mas ao que parece esse resultado ficou corrompido.
Eis o máximo a que consegui validar:
Esta foi provavelmente a última aparição do 1090T em condições extremas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário