quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Baixas temperaturas registadas na F13PC

Escrito por   //  14 de Março de 2011  //  Overclocking  //  7 Comentários
Preparados para mais uma edição dos dias de overclocking na F13PC, a equipa de overclocking reuniu-se para mais um dia em cheio com muito frio à mistura, expectativa de frequências altas e muito convívio entre os membros e visitantes. Alguns editores do LILIREVIEWS juntaram-se à equipa para haver mais material e contámos também com o apoio da F13PC.

Além do nosso querido azoto líquido, estava preparada outra solução de refrigeração bastante invulgar para tentar levar os Sandy Bridge a altos voos!
Alguma parte do trabalho de casa foi feito com sucesso, os vmods na Nvidia 8800GTX cortesia do |-joker-| e o isolamento da Gigabyte X58A-UD9.
Por volta das 9:30 já estávamos a invadir a loja com vontade de começar mais uma aventura em condições extremas carregados de hardware e truques na manga.
Para começar tínhamos duas plataformas Intel com o hardware Gigabyte X58A-UD9, Intel Core i7 920, Kingston HyperX 2000MHz CL9, Kingston SSD V+ 64Gb, Enermax Revolution85+ 1050WGigabyte P67A-UD4, Intel Core i7 2600K, Gskill Ripjaws 1600MHz, Kingston SSD V+ 64 Gb, CoolerMaster Silent Pro M 1000W. Na plataforma baseada no chipset X58 utilizámos o tão conhecido KingpinCooling F1 EE.

De azoto havia 35L para os CPUs e a gráfica 8800GTX. Para nos acompanhar nesta jornada apareceram vários participantes, clientes e visitantes mais envergonhados. A todos envio o agradecimento do LILIREVIEWS por todo o apoio, interesse e conversas agradáveis que proporcionaram! Eis o nosso Dewar de estimação:

Fotografia da praxe com o impressionante dispositivo de esvaziamento em serviço:

Na parte da manhã estivemos a testar as frequências máximas mas a ideia era correr com a 8800GTX em ambos os sistemas para ir buscar todos os recordes com essa placa gráfica.

Na Gigabyte X58A-UD9 conseguimos um máximo de 232MHz de bclk que não ia servir para muito num processador com o multi a x21, como é o caso do 920. Ainda improvisámos um container para LN2 no chipset mas nem assim ultrapassamos essa barreira.

Infelizmente um problema levou-nos a perder a gráfica e a motherboard Gigabyte P67A-UD4 bastante cedo. Foi então que o sistema foi substituído por uma Asus Sabertooth e foi na mesma altura que percebemos que não íamos cumprir os planos do dia porque nada estava a correr de feição.

Abrimos um Intel Core i7 950, que permite multi a x24 e começamos a tentar esticar para ver onde chegava. Esta fase terminámos rápido porque o CPU mostrou logo que não queria ir muito longe…
Como o 2600K não queria colaborar, também trocamos para o 2500K na esperança de ainda conseguir alguns resultados para salvar o dia.
Ainda demos uma chance a outras soluções e plataformas de brilhar mas não foi um dia de sorte em termos de hardware.

Algumas fotos do evento:


Alguns resultados:








Nenhum comentário:

Postar um comentário